Habilitando Líderes para a Indústria 4.0


Em virtude da falta de conhecimento sobre a Indústria 4.0 por parte do empresariado brasileiro, a Câmara Brasil-Alemanha lança a iniciativa “HABILITANDO LÍDERES PARA A INDÚSTRIA 4.0”. Esta falta de conhecimento foi reconhecida por diversas pesquisas, tais como a pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 2016 com 2.225 empresas de todos os portes e pela Siemens, em 2015 com cerca de 250 pessoas.

 Esta iniciativa, em virtude do seu potencial, foi apresentada e discutida no Encontro Econômico Brasil-Alemanha, durante o Fórum de Inovação, e na Comissão Mista, com participação dos principais atores dos dois países (ex.: MDIC, MCTIC, CNI, BMWi, BDI, GIZ, Fraunhofer, Acatech etc.).

 Trata-se de uma série de ações coordenadas com objetivo de gerar conhecimento sobre a Indústria 4.0, habilitando empresários de PMEs e executivos de grandes empresas a avaliar e planejar os impactos as oportunidades e desafios por meio de atividades presenciais e online. Como público-alvo esta iniciativa tem líderes de empresas de todos portes de diversos setores.

 Para que isso seja possível, será utilizada a expertise (operacional e técnica) já existentes de diversos atores brasileiros e alemães e a tradição de cooperação entre os dois países. Instituições como Fraunhofer, Acatech, Plattaform Industrie 4.0 serão envolvidas para se aproveitar o conhecimento e a experiência alemã.


OBJETIVOS E ATIVIDADES

 Informar:

- Videoteca online e Webinars

- Palestras

 Discutir:

- Grupo de trabalho

 Articular:

- Matchmaking

 Implementar:

- Imersão na Alemanha / Plano de ação individual / Mentoria


ATIVIDADES DETALHADAS


 VIDEOTECA ONLINE E WEBINARS:

 Apresentar a Indústria 4.0 a partir de vídeos explicativos de curta duração e webinars. Os vídeos ficarão disponíveis em uma videoteca online e serão transmitidos nas mídias sociais das instituições envolvidas, além de serem compartilhados com a imprensa. Os webinars serão compostos por debates entre especialistas de empresas e instituições de ciência, tecnologia e inovação do Brasil e da Alemanha.


 Programa preliminar dos Webinars:

  • Webinar 1: Conceito;
  • Webinar 2: Benefícios;
  • Webinar 3: Oportunidades;
  • Webinar 4: Desafios;
  • Webinar 5: Tecnologias habilitadoras.

PALESTRAS

 Apresentar a quarta revolução industrial por meio palestras com a participação de especialistas de empresas e instituições de ciência, tecnologia e inovação, capacitando lideres a se planejar para as respectivas oportunidades e desafios.

 Programa preliminar:

  • Evento 1: Conceito;
  • Evento 2: Benefícios;
  • Evento 3: Oportunidades;
  • Evento 4: Desafios;
  • Evento 5: Tecnologias habilitadoras.


IMERSÃO NA ALEMANHA / PLANO DE AÇÃO INDIVIDUAL
/ MENTORIA

 Imersão na Alemanha: Oferecer a oportunidade dos participantes conhecerem alguns dos casos mais avançados de Indústria 4.0 do mundo e promover a cooperação em inovação e tecnologia entre o Brasil e a Alemanha. Além disso, será disponibilizada a oportunidade dos integrantes participarem de um programa de mentoria.

 Visitas programadas:

  • Empresas que já se beneficiam da digitalização em suas atividades;
  • Empresas que desenvolvem tecnologias habilitadoras;
  • Instituições cientificas que promovem pesquisas relacionadas à Industria 4.0;
  • Instituições cientificas que possuem laboratórios ou demonstradores de Industria 4.0.

 Plano de Ação Individual: Assessorar individualmente os participantes a identificar o grau de maturidade tecnológico e rever o modelo de negócio de suas empresas, e estabelecer um plano de ação para aplicação de atributos da Indústria 4.0. Para realização deste Plano serão utilizadas as instalações e expertises do CIMATEC/Bahia e o conhecimento já adquirido dos participantes a partir das demais atividades da iniciativa (ex.: Imersão na Alemanha, Webinars etc.).

 Mentoria: Dar suporte para empresários de PMEs se planejarem para a 4ª Revolução Industrial por meio da expertise de executivos de grandes empresas. Além disso, para os executivos será oferecida a oportunidade de trocar experiências com os empresários a fim de entender melhor a própria cadeia (ex.: desafios e oportunidades). A participação neste atividade é fechada para os integrantes da Imersão na Alemanha, aderentes do Plano de Ação Individual e convidados da Câmara Brasil-Alemanha.

Data da Imersão na Alemanha / Plano de Ação Individual / Metoria:

- Segundo semestre de 2017 – TBC.


GRUPO DE TRABALHO - COMITÊ DE FOMENTO À INDÚSTRIA 4.0

 O objetivo deste grupo é difundir o conhecimento e expertise alemã  sobre a Indústria 4.0 a fim apoiar a implementação local.  Participam deste grupo desde de o seu início em 2016 representantes da T-System, ThyssenKrupp, SAP, Siemens, Volkswagen, Bosch etc. As reuniões são bimestrais e fechadas para associados à Câmara Brasil-Alemanha e convidados.


MATCHMAKING

 Intermediar por meio de um sistema online o contato entre potenciais parceiros brasileiros e alemães (empresas e instituições de ciência, tecnologia e inovação) que pesquisem ou desenvolvam tecnologias habilitadoras para a Indústria 4.0. Fora isso, serão monitorados os resultados e indicados mecanismos de fomento disponíveis para os negócios ou cooperações geradas.


Data:

- Novembro de 2017.