Startups Connected

Com o crescimento da utilização do modelo de inovação aberta, empresas de grande porte e startups vem se aproximando em virtude do alto potencial desta relação. Neste sentido, a Câmara Brasil-Alemanha lançou em 2016, em comemoração ao seu centenário no Brasil, a iniciativa Startups Connected. Esta iniciativa centraliza todas ações direcionadas às startups, sendo composta pelo Prêmio Brasil-Alemanha de Startups, AHK Startups Accelerator e AHK Startups Hub.

 O objetivo desta iniciativa é promover a aproximação entre empresas associadas à Câmara Brasil-Alemanha e startups do Brasil e Alemanha, e entre o ecossistema de startups dos dois países. Em 2016 a iniciativa contou com patrocínio das empresas: Basf, Bayer, Club Transatlântico, Siemens e Volkswagen e apoio do DWIH (Centro Alemão de Ciência e Inovação).

BENEFÍCIOS PARA AS STARTUPS

Diagnóstico:

-
As startups finalistas do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups e selecionadas para participar do programa AHK Startups Accelerator têm seus pontos fortes e fracos analisados por consultores especializados, a fim de melhor compreenderem os respectivos desafios e oportunidades.

Credibilidade, neutralidade e visibilidade:

- A partir da credibilidade dos patrocinadores, neutralidade da Câmara Brasil-Alemanha e visibilidade da iniciativa Startups Connected, as startups podem melhor se posicionar, acessando os principais stakeholders e aumentando sua exposição.

Validação e articulação:

- Por meio do programa AHK Startups Accelerator e dos associados da Câmara Brasil
- Alemanha, as startups podem otimizar todos os processos de validação e se envolver com parceiros potenciais.

Investimento:

-
Durante o programa de aceleração, de acordo com o diagnóstico, são prospectadas oportunidades de investimento junto aos patrocinadores, apoiadores e parceiro da iniciativa Startups Connected e associados da Câmara Brasil-Alemanha.

Mentoria:

- A partir do programa AHK Startups Accelerator, as startups podem acessar especialistas para discutir suas oportunidades e desafios. Para as startups, esta oportunidade é única, uma vez que normalmente não teriam acesso a tais profissionais.

Acompanhamento:

- As startups são aconselhadas e monitoradas por consultores especializados para alcançar os objetivos propostos pela iniciativa Startups Connected.

  
BENEFÍCIOS PARA OS PATROCINADORES E APOIADORES

Prospecção e mapeamento de startups:

- As startups são prospectadas e mapeadas de acordo com as demandas dos patrocinadores. Esta prospecção é feita a partir do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups e pela rede de associados e parceiros da Câmara Brasil-Alemanha

Inovação e P&D:

- Como resultado da prospecção feita de acordo com as demandas indicadas, os patrocinadores têm acesso a diversas soluções inovadoras. Além disso, os patrocinadores podem aproveitar as startups envolvidas na iniciativa Startups Connected, se os dois lados tiverem interesse, para otimizar suas atividades de P & D.

Cultura organizacional:

- Por meio do contato com o ecossistema de startups, os patrocinadores e adeptos têm a oportunidade de fazer parte de um ambiente inovador, dinâmico e muito atraente. Portanto, é possível gerar conhecimento para líderes estratégicos e/ou envolver colaboradores que já tenham, ou terão, contato com startups.

Oportunidades diversas:

- Devido ao potencial de inovação e ao dinamismo das startups, existem muitas oportunidades e benefícios relacionados à ligação entre empresas já estabelecidas e startups, tais como: posicionamento da marca, investimento, aquisição, contratação, parceria, etc.

Prêmio Brasil-Alemanha de Startups

O Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação já acontece desde 2013 e chega a sua quinta edição com mais de 500 startups inscritas e dezenas de negócios fomentados. A partir de 2017, uma vez que desde 2016 é exclusivo para startups, passa a se chamar Prêmio Brasil-Alemanha de Startups. Pelo fato do Prêmio ter como objetivo identificar e qualificar startups, é a porta de entrada para as demais ações da iniciativa Startups Connected e ações locais e globais dos patrocinadores.

 Podem participar startups estabelecidas no Brasil ou na Alemanha, que tenham sinergia com as categorias do Prêmio. As categorias são definidas de acordo com as demandas dos patrocinadores (ex.: Digitalização – Siemens e Ciências da Vida - Bayer).

BENEFÍCIOS PARA AS STARTUPS

•       Apresentação da startup (pitch) na cerimônia do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups em São Paulo/SP – Brasil;

•       Evento com participação de 150 pessoas, dentre elas executivos das principais empresas alemãs presentes no Brasil e representantes do governo brasileiro e alemão;

•       Divulgação da startup no Brasil e na Alemanha por meio de eventos e releases;

•       Participação gratuita por 12 meses no AHK Startups Hub;

•       Participação no AHK Pitch Day;

•       Participação no processo de seleção para o programa AHK Startups Accelerator.

 
HISTÓRICO DAS STARTUPS VENCEDORAS DO PRÊMIO BRASIL-ALEMANHA DE INOVAÇÃO

IV Edição

- Solum Ambiental (Categoria Cidades do Futuro - BASF): Em busca de uma tecnologia para solucionar de uma vez por todas o problema dos resíduos classe 1, a equipe técnica da Solum, desenvolveu o Projeto “Vorax”. A nova tecnologia é 100% nacional e foi batizada de “Duo Therm”. Com isso, a Solum pretende se lançar exclusiva no mercado nacional e internacional de Tratamento de Resíduos, com um produto inovador, sem similar na solução eficaz do tratamento de materiais tóxicos e resíduos sólidos industriais, ganhando mercado e notoriedade.

- Bio Bureau Biotecnology (Categoria Ciências da Vida - Bayer): A terra é cheia de metais, mas quando o índice elementar do minério diminuiu ao longo dos anos, os resíduos do metal estão ainda entre os 5 poluentes ambientais principais. A Bio Bureau criou uma bactéria Heavy Metal Catcher que pode remover metais da solução (até 90%) para a reutilização de água e metal.

- Prosas (Categoria Cultura – Club Transatlântico): O Brasil possui uma das diversidades culturais mais ricas do mundo. O setor cultural brasileiro depende crucialmente do apoio de empresas e governos para realizar suas atividades e a dificuldade de captar recursos é notória. Se por um lado os produtores culturais sofrem no acesso aos patrocinadores, estes têm dificuldade para encontrar bons projetos e para monitorar os resultados. O Prosas é um marketplace que oferece funcionalidades para esses públicos num ambiente online com acesso público.

- Oxiot (Categoria Digitalização - Siemens): A Oxiot monitora consumo de oxigênio medicinal por paciente via Internet das Coisas ofertando gestão logística e clínica em Home Care e Hospitais. Com isso, identifica remotamente a autonomia do cilindro; garantindo que paciente não fique sem oxigênio suplementar e diminui o desperdício de gases medicinais, reduzindo glosas no faturamento e determinar custos por paciente.

- Nexer (Categoria Mobilidade – Volkswagen): A Nexer transforma carros comuns em carros conectados, ajudando os motoristas a ter uma condução mais consciente, econômica e segura. Colocando o carro na vida digital do motorista, a empresa criou uma ponte entre eles e seguradoras, permitindo uma nova forma de relacionamento.

III Edição

- I.Systems: Com o projeto “Leaf Águas”, a I.Systems foi a vencedora da terceira edição. Este projeto aumenta a eficiência da distribuição de água para a população através do controle de pressão nas redes de abastecimento, além de ser vantajoso economicamente para as empresas que fornecem o serviço. O sistema já foi implementado pela companhia Prolagos, responsável pelo abastecimento de cidades como Búzios e Cabo Frio, apresentando resultados satisfatórios.

II Edição

 - Nanovetores: A Nanovetores se sagrou vencedora da segunda edição com seu o projeto “O uso da nanotecnologia para funcionalização de produtos têxteis”. A empresa com sede em Santa Catarina cresce consideravelmente ano após ano.

I Edição

- BHS – Brasil Health Service: O projeto da BHS – Brasil Health Services, distribuidora comercial de São Paulo (SP) que atua no segmento da saúde, consiste na abertura de pontos de coleta de medicamentos que não mais estejam sendo usados pela população ou que já estejam com seus prazos de validade expirados. Os pontos foram instalados em redes de farmácias e drogarias do Brasil e outros locais de fácil acesso à população. O principal objetivo do projeto foi desenvolver um programa inovador de proteção ao meio ambiente e à saúde pública, de forma sustentável, financeiramente rentável e de alcance nacional.

AHK Startups Accelerator

AHK Startups Accelerator é um programa de aceleração de startups, que tem como objetivo validar o modelo de negócio e produto das startups participantes e promover oportunidades de negócio entre elas e os patrocinadores. A partir da participação no programa de aceleração de três meses, customizado individualmente e realizado por uma consultoria especializada (Tropos Lab), as startups tem acesso a diversos benefícios alinhados com os objetivos do programa.

 A participação das startups pode se dar de duas maneiras: pela indicação do patrocinador ou a partir do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups e prospecções realizadas pela Câmara Brasil-Alemanha. Para os dois casos citados, os critérios são definidos pelos patrocinadores.

 As empresas patrocinadoras, além de terem acesso às startups já validadas pelo programa, podem interagir com diversos outros empreendedores e demais patrocinadores da Iniciativa Startups Connected. Fora isso, podem também frequentar um ambiente inovador, AHOY Berlin/São Paulo, onde serão “incubadas” algumas das startups selecionadas.

 
BENEFÍCIOS PARA AS STARTUPS

  • Validação do modelo de negócio e produto;
  • Acompanhamento periódico e profissionais especializados à disposição;
  • Articulação com potenciais parceiros;
  • Relatórios mensais e relatório final;
  • Participação na Rota de Empreendedorismo;
  • Diagnóstico da startup e equipe, e da startup em relação ao briefing da empresa/instituição parceira;
  • Mentoria com executivos de empresas e instituições associadas à Câmara Brasil-Alemanha;
  • Local de trabalho para até 3 pessoas (benefício oferecido por apenas alguns patrocinadores), entre outros.

 
STARTUPS SELECIONADAS PARA 1ª. EDIÇÃO

 
BASF

- PIIPEE: A startup resolve o problema de consumo e desperdício de água nos vasos sanitários, através de uma solução biodegradável que elimina em 100% o uso da água ao urinar, com um dispositivo que é acoplado na bacia sanitária, sem a necessidade de reformas e que reduz em até 75% o custo de consumo. Atualmente estão vendendo essa solução para médias e grandes empresas que desejam reduzir seus custos e consumo de água de maneira imediata, simples e barata.

 
Bayer

- Oxiot: A Oxiot monitora consumo de oxigênio medicinal por paciente via Internet das Coisas ofertando gestão logística e clínica em Home Care e Hospitais. Com isso, identifica remotamente a autonomia do cilindro; garantindo que paciente não fique sem oxigênio suplementar e diminui o desperdício de gases medicinais, reduzindo glosas no faturamento e determinar custos por paciente.

 
Club Transatlântico

Cennarium: Os espetáculos de artes cênicas e performances acontecem somente nos principais centros culturais do mundo, restringindo um acesso mais democrático à esta expressão artística. Pensando nisso, a Cennarium, selecionada da Categoria Cultura, visa difundir as artes cênicas através do formato audiovisual e das plataformas digitais das próprias startup e parceiros, além de contribuir para intercâmbio cultural e artístico.

 
Siemens

- Forsee: Se uma empresa necessita aumentar a baixa produtividade e sofre com altos custos de produção, prazos de entrega atrasados e subutilização de recursos, seja por fatores culturais, de gestão, sincronia de recursos, falta de treinamento, a selecionada da Categoria Digitalização mostrou uma solução útil. A Forsee utiliza um framework composto por modelos matemáticos que permite alcançar produtividade remota, sem que haja instalação de hardware ou visita de um consultor.

 
Volkswagen

- Nexer: A Nexer transforma carros comuns em carros conectados, ajudando os motoristas a ter uma condução mais consciente, econômica e segura. Colocando o carro na vida digital do motorista, a empresa criou uma ponte entre eles e seguradoras, permitindo uma nova forma de relacionamento.

AHK Startups HUB

AHK Startups Hub é uma categoria de associação à Câmara Brasil-Alemanha exclusiva para startups. Esta categoria foi criada com o objetivo de manter ativa uma rede de startups a partir de benefícios personalizados e condições especiais para acesso. As startups participantes do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups terão descontos de até 20% para a associação em tal categoria.

BENEFÍCIOS PARA AS STARTUPS

  • Participação em atividades exclusivas para associados;
  • Intermediação de contatos com outras empresas associadas, órgãos do governo, instituições de ciência, tecnologia e inovação e universidades do Brasil e da Alemanha;
  • Inclusão das informações de contato da startup no livro de associados e no site da Câmara Brasil-Alemanha;
  • Entre outros.

AHK Pitch Day

O AHK Pitch Day é um evento fechado que tem como objetivo aproximar as startups finalistas do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups aos patrocinadores, apoiadores e parceiros da iniciativa Startups Connected, além de investidores convidados*.

 Dividido em três momentos, este evento possui um debate entre as empresas patrocinadoras sobre inovação aberta, pitchs das startups e reuniões entre os participantes.

 *Não podem participar como investidores fundos de investimento que representem apenas uma empresa ou possuam em sua formação empresas concorrentes das empresas patrocinadoras da iniciativa Startups Connected.

Contato

Bruno Vath Zarpellon
Diretor de Inovação e Tecnologia

Tel.: (+55 11) 5187-5221
Enviar E-mail