Startups Connected

Com o crescimento da utilização do modelo de inovação aberta, empresas de grande porte e startups vêm se aproximando em virtude do alto potencial desta relação. Neste sentido, a Câmara Brasil-Alemanha lançou em 2016 a iniciativa Startups Connected. Esta iniciativa centraliza todas ações direcionadas a startups, sendo composta por um prêmio (Prêmio Brasil-Alemanha de Startups), por um programa de aceleração (AHK Startups Accelerator) e uma categoria de associação exclusiva para startups (AHK Startups Hub), entre outras atividades.

O objetivo desta iniciativa é promover a aproximação entre empresas associadas e startups do Brasil e Alemanha, e entre o ecossistema de startups dos dois países. Em 2017, a iniciativa contou com a participação das empresas e instituições: BASF, Bayer, BMG UpTech, Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH), Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Siemens, SAP, Schuler e Volkswagen. 

O Prêmio Brasil-Alemanha de Startups visa identificar e qualificar startups de acordo com os desafios das empresas âncoras, que são representados por categorias. Já o programa de aceleração AHK Startups Accelerator tem como objetivo desenvolver as startups selecionadas a partir do Prêmio e promover negócios entre elas e as empresas e instituições detentoras dos desafios.

BENEFÍCIOS PARA AS STARTUPS

Diagnóstico:

-
As startups finalistas do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups e selecionadas para participar do programa AHK Startups Accelerator têm seus pontos fortes e fracos analisados por consultores especializados, a fim de melhor compreenderem os respectivos desafios e oportunidades.

Credibilidade, neutralidade e visibilidade:

- A partir da credibilidade dos patrocinadores, neutralidade da Câmara Brasil-Alemanha e visibilidade da iniciativa Startups Connected, as startups podem melhor se posicionar, acessando os principais stakeholders e aumentando sua exposição.

Validação e articulação:

- Por meio do programa AHK Startups Accelerator e dos associados da Câmara Brasil
- Alemanha, as startups podem otimizar todos os processos de validação e se envolver com parceiros potenciais.

Investimento:

-
Durante o programa de aceleração, de acordo com o diagnóstico, são prospectadas oportunidades de investimento junto aos patrocinadores, apoiadores e parceiro da iniciativa Startups Connected e associados da Câmara Brasil-Alemanha.

Mentoria:

- A partir do programa AHK Startups Accelerator, as startups podem acessar especialistas para discutir suas oportunidades e desafios. Para as startups, esta oportunidade é única, uma vez que normalmente não teriam acesso a tais profissionais.

Acompanhamento:

- As startups são aconselhadas e monitoradas por consultores especializados para alcançar os objetivos propostos pela iniciativa Startups Connected.

  
BENEFÍCIOS PARA OS PATROCINADORES E APOIADORES

Prospecção e mapeamento de startups:

- As startups são prospectadas e mapeadas de acordo com as demandas dos patrocinadores. Esta prospecção é feita a partir do Prêmio Brasil-Alemanha de Startups e pela rede de associados e parceiros da Câmara Brasil-Alemanha

Inovação e P&D:

- Como resultado da prospecção feita de acordo com as demandas indicadas, os patrocinadores têm acesso a diversas soluções inovadoras. Além disso, os patrocinadores podem aproveitar as startups envolvidas na iniciativa Startups Connected, se os dois lados tiverem interesse, para otimizar suas atividades de P & D.

Cultura organizacional:

- Por meio do contato com o ecossistema de startups, os patrocinadores e adeptos têm a oportunidade de fazer parte de um ambiente inovador, dinâmico e muito atraente. Portanto, é possível gerar conhecimento para líderes estratégicos e/ou envolver colaboradores que já tenham, ou terão, contato com startups.

Oportunidades diversas:

- Devido ao potencial de inovação e ao dinamismo das startups, existem muitas oportunidades e benefícios relacionados à ligação entre empresas já estabelecidas e startups, tais como: posicionamento da marca, investimento, aquisição, contratação, parceria, etc.

Contato

Bruno Vath Zarpellon
Diretor de Inovação e Tecnologia

Tel.: (+55 11) 5187-5221
Enviar E-mail