Mineração e Recursos Minerais

Como país industrializado e de alta tecnologia, a Alemanha depende em alto grau da importação de matérias-primas energéticas e minerais. Um suprimento de matérias-primas garantido a longo prazo e suficiente para atender as necessidades é de suma importância para o desenvolvimento da economia alemã. Neste sentido, o governo federal alemão aprovou, no ano de 2010, sua estratégia para a área com o objetivo de mostrar uma política e um suprimento de matérias-primas que sejam sustentáveis e competitivos em nível internacional.

Depois da AHK São Paulo ter elaborado, já em 2014, um estudo abrangente sobre o setor de Mineração e de Recursos Minerais, a Câmara recebeu, em setembro de 2015, do Ministério da Economia e Energia da Alemanha (BMWi) a autorização para montar o “Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais” no Brasil. Ele foi oficialmente inaugurado em 19 de setembro de 2015 pelo vice-ministro do BMWi Matthias Machnig.

O Centro de Competência é coordenado por Alessandro Colucci, especialista em Mineração e Recursos Minerais, que durante 12 anos atuou como assessor nas associações profissionais Mining (que antes se chamava Máquinas para Mineração) bem como Máquinas para Construção Civil e Materiais de Construção da Associação dos Fabricantes Alemães de Máquinas e Equipamentos (VDMA) e foi responsável, entre outros, pelos mercados na América Latina.

Tagebau Profen (Foto: Rainer Weisflog, MIBRAG)

Atividades

O Centro de Competência articula a indústria alemã com a indústria extrativa brasileira. Nesse contexto, o Centro realiza as seguintes atividades:

  • Organização de eventos técnicos;
  • Estudos de mercado;
  • Apoio em contatos com órgãos públicos e empresas;
  • Intermediação de parceiros de negócios;
  • Viagens para participação em feira;
  • Viagens de delegações;
  • Grupo de intercâmbio de experiência com encontros trimestrais. 

O Centro de Competência faz parte de uma rede mundial. Além do Brasil, existem centros especializados de competência em mineração e recursos minerais também na Austrália, no Chile, no Canadá, no Peru e na África do Sul. 

Ponto alto das atividades do Centro de Competência é a Conferência Brasil-Alemanha de Mineração, realizada anualmente em Belo Horizonte. A segunda edição aconteceu em 22 de junho de 2017, focada na “Mineração 4.0”.

A terceira edição acontece em 21 de junho de 2018.

Contato

Alessandro Colucci
Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais

Tel.: (+55 11) 5187-5105
Enviar E-mail