Sistema Dual de Ensino

O Dual é sistema tradicional e reconhecido na Alemanha, que busca aliar teoria e prática através da vivência no dia a dia corporativo, seja na área industrial ou administrativa.

© iStock.com/kali9

Com o constante aumento da globalização e competitividade no mercado de trabalho, torna-se cada vez mais necessário ter colaboradores qualificados. Para garantir esse diferencial aos nossos associados, oferecemos o Sistema Dual de Ensino. Fomentado pelo Centro de Competência Formação Profissional, trata-se de um sistema tradicional e reconhecido na Alemanha, que busca aliar teoria e prática através da vivência no dia a dia corporativo, seja na área industrial ou administrativa.

Qual é o papel da Câmara Brasil-Alemanha?

  1. Suporte - identificação dos principais elementos da formação e implementação de acordo com o modelo alemão;
  2. Acompanhamento - verificação da metodologia aplicada e garantir a qualidade da formação;
  3. Certificação – organização e aplicação de provas finais com comitê examinador de especialistas e emissão de diploma.

Benefícios para a empresa

  • Colaboradores com formação especializada;
  • Mão de obra aperfeiçoada;
  • Aumento da competitividade;
  • Adequação de jovens de forma otimizada aos processos da empresa.

Benefícios para os alunos

  • Certificado reconhecido no Brasil e na Alemanha;
  • Participação em um modelo de ensino de alto nível;
  • Participação em diferentes áreas elevando o nível de conhecimento e aperfeiçoamento adquirido (job rotation);
  • Aprendizado diretamente com outros profissionais experientes da área.

Participe do Ensino Dual proporcionando aos seus jovens colaboradores e à sua empresa uma oportunidade única de formação profissional!

Quais são os cursos oferecidos?

Gestão Empresarial Dual

Há mais de 30 anos, o Centro de Competência Formação Profissional é responsável pela organização das bancas examinadoras, provas e certificados dos alunos participantes do Humboldt Formação Profissional Dual. Aprovado no curso, os alunos são certificados como técnicos, reconhecidos no Brasil e recebem certificado emitido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, validado pela Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK).

Os cursos são estruturados em blocos, durante dois anos, as aulas são alternadas entre teoria, na escola, e prática realizada nas empresas multinacionais, através do job rotation. Esse formato, proporciona aos participantes uma visão holística da empresa e dos processos internos.

Para fazer parte da formação, os candidatos devem ter o Ensino Médio completo e idade mínima de 17 anos. Além disso, é necessário comprovar conhecimentos da língua alemã, em nível DSD II B2/C1.

Neste programa são oferecidos os seguintes cursos:

  • Gestão em Expedição e Logística: Formação de profissionais para atuarem na área de transportes de bens, tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Isso inclui todas as atividades burocráticas e operacionais necessárias na cadeia logística e o relacionamento com stakeholders.
  • Gestão em Secretariado: O profissional formado atuará como apoiador e assessor da área administrativa diante de diversos setores e pessoas. O conhecimento de coordenação e deliberação são pontos principais do curso. Mas o principal é a promoção e transmissão de informação, formando um fluxo dentro da empresa.
  • Gestão em Administração Industrial (Gestão de Controle/ Planejamento Organizacional/ Gestão de Recursos e Produção): Esta formação vê na administração o poder da aplicação prática de todos os princípios e regras, influenciando diretamente nos resultados finais das organizações. Os profissionais certificados terão noções de como controlar diversas áreas de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, privada, pública ou mista.
  • Gestão em Seguros O curso proporciona aos alunos visão crítica e abrangente das questões securitárias e previdenciárias no ambiente de negócios nacional e internacional. Os profissionais formados por este programa terão uma visão íntegra do funcionamento de uma empresa, e serão capazes de planejar, coordenar, executar e avaliar atividades em geral.

Para mais detalhes, clique aqui!

Técnico Mecatrônico Dual

O mercado de trabalho exige alto nível de qualificação dos profissionais. Para suprir esta demanda, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), através do departamento Centro de Competência Formação Profissional, apoia e contribui para a implementação da Formação Profissional Dual Mecatrônica, conforme modelo alemão, no Brasil. A efetivação é realizada em três fases: suporte, para que os principais elementos da formação sejam identificados e implementados de acordo com o modelo alemão; acompanhamento, de forma a verificar se as metodologias estão sendo aplicadas e, por fim, a certificação, feita através da aplicação de provas finais e avaliação de especialistas no setor.

Para a formação do técnico em mecatrônica pelo sistema dual, é preciso estender a grade de formação, passando de dois, para três anos. Este acréscimo é imprescindível para a complementação da grade curricular conforme modelo. Sendo, este período dedicado a complementação de conteúdo teórico e ênfase nas atividades práticas.

A instituição de ensino parceira para abordagem de conteúdo teórico é o SENAI, sendo adaptado e oferecido no seguinte formato:

                                                      Diploma de Aprendizagem

                                                           2 anos – 3.200 horas

                                                                        ↓

                                        Complementação da Grade Curricular Alemã

                                                            1 ano – 1.600 horas

 

Os aprovados, são certificados como técnicos em mecatrônica, sendo:

  1. Diploma de Aprendizagem (SENAI) – após a conclusão do 2º ano.
  2. Diploma de “Pós-técnico” (SENAI) – após a conclusão do 3º ano. (Inclui NR10 e job rotation na produção, pois possuem maioridade).
  3. Certificação do Sistema Dual (Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha) - final do 3º ano.

Composta por aproximadamente 4.800 h/a, a formação possibilita a abordagem e efetivação do aprendizado de acordo com a grade curricular alemã, contemplando os seguintes temas:

  • Análise de conexões funcionais nos sistemas mecatrônicos;
  • Fabricação de subsistemas mecânicos;
  • Instalação de dispositivos elétricos observando os aspectos técnicos de segurança;
  • Investigação dos fluxos de energia e de informação em conjuntos de montagem pneumática e hidráulicos;
  • Comunicação com o auxílio de sistemas de processamento de dados;
  • Planejamento e organização de fluxos de trabalho;
  • Realização de componentes mecatrônicos simples;
  • Projeto e construção de sistemas mecatrônicos;
  • Investigação de fluxo de informação em sistemas mecatrônicos complexos;
  • Planejamento de montagem e desmontagem;
  • Comissionamento, identificação de falhas, reparo;
  • Manutenção preventiva;
  • Entrega de sistemas mecatrônicos ao cliente.

Para mais detalhes, clique aqui!

Empresas participantes da formação: