Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável

© Getty Images/istocksdaily

As iniciativas no âmbito da cooperação para o desenvolvimento sustentável e do fomento ao comércio exterior não são opostas, e o Brasil é uma prova disso. Brasil e Alemanha são parceiros estratégicos em questões que se constituem desafios globais, como o combate às mudanças climáticas. Energias renováveis e eficiência energética junto com a proteção ao meio ambiente e o uso sustentável de recursos naturais são importantes pilares para um desenvolvimento sustentável. Esses são, também, foco do trabalho da cooperação para o desenvolvimento Brasil-Alemanha.

A Alemanha tem provado que a implantação responsável de metas ambientais abre novas oportunidades de negócios, assim como novos postos de trabalho. Foi dessa forma que grandes empresas alemãs, assim como aquelas de pequeno e médio portes conquistaram uma posição de liderança no mercado mundial de tecnologias ambientais. Explorar esse potencial, seja para apoiar o desenvolvimento sustentável do Brasil, seja para a expansão das atividades das empresas alemãs, é o objetivo da aproximação entre as iniciativas de fomento ao comércio exterior e a cooperação para o desenvolvimento.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) ocupa uma posição de liderança no quadro da parceria entre a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – GIZ - GmbH), a Companhia Alemã de Investimentos e Desenvolvimento (Deutsche Investitions- und EntwicklungsgesellschaftDEG – GmbH) e outras organizações alemãs congêneres. Cofinanciado pelo Ministério para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ) e pela AHK São Paulo, a Câmara tem um ExperTS para fortalecer a atuação dos demais setores da Câmara, especialmente o de Meio Ambiente e de formação profissional.

O programa ExperTS

O programa ExperTS foi concebido com a intenção de conciliar, ainda mais, o engajamento da economia alemã nos países em desenvolvimento e emergentes com os objetivos da política de desenvolvimento. Para tanto, o programa ExperTS envia especialistas em assuntos como energia, transferência de tecnologia ou formação profissional para as AHKs. Estes, como empregados da AHK, prestam consultoria para empresas e mostram possibilidades de juntar esforços com as instituições da cooperação alemã para o desenvolvimento.

Vantagens para as empresas:

  • Ajudamos empresas a abrir novos mercados em países em desenvolvimento e emergentes.
  • Apresentamos as possibilidades de apoio pelo Ministério da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ).
  • Apoiamos o engajamento empresarial no fortalecimento da economia local, contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos países.
  • Intermediamos contatos entre empresas e organizações da cooperação alemã para o desenvolvimento, por exemplo, os bancos de desenvolvimento KfW e DEG, a Sequa gGmbH e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) GmbH.

 

A oferta da AHK São Paulo

Desde 2011, o ExperTS Dr. Bernd dos Santos Mayer trabalha na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, estabelecendo o campo de competência “Cooperação para um Desenvolvimento Sustentável” (ZnE). Assim, a AHK São Paulo pode prestar consultoria para empresas alemãs, européias e brasileiras, mostrando as possibilidades de fomento e colaboração com a cooperação alemã para o desenvolvimento e assegurando a sustentabilidade da entrada no mercado ou da ampliação da presença. Além disso, Dr. Bernd dos Santos Mayer pode acompanhar todo o processo, da ideia de projeto a solicitação [de fomento] até o gerenciamento do projeto.

Conheça alguns casos de sucesso do programa ExperTS em São Paulo

Formação profissional para técnicos em mecatrônica, seguindo o padrão alemão de ensino dual

Através de uma Parceria Público-Privada entre a Volkswagen do Brasil e o Banco Alemão para Investimentos e Desenvolvimento (DEG), a Volkswagen em São Paulo oferece a formação profissional para técnicos em mecatrônica, seguindo o padrão alemão de ensino dual. Os alunos formados recebem um certificado de habilitação profissional reconhecido na Alemanha. Agora a Volkswagen é a primeira empresa no Brasil que oferece uma formação profissional industrial seguindo o padrão alemão. Outras empresas no Brasil podem participar da formação de técnicos em mecatrônica da Volkswagen.

Curso de mestrado em eficiência energética e energias renováveis

Através de uma Parceria Público-Privada (develoPPP) entre a Siemens no Brasil e a Sequa gGmbH, foi introduzido o curso de mestrado na área de energia renovável e eficiência energética, um curso pragmático e o primeiro no Brasil. Os alunos formados recebem dois certificados: O mestrado de uma universidade reconhecida em São Paulo ou no Rio de Janeiro, e o certificado europeu European Energy Manager (EUREM). Desde 2014, mais de 50 engenheiros concluíram o curso de mestrado.

Aperfeiçoamento profissional de mecânicos de pequenas oficinas de automóveis em um caminhão de treinamento

Devido a uma Parceria Público-Privada (develoPPP) entre a Bosch do Brasil e o Banco Alemão para Investimentos e Desenvolvimento (DEG), foi adquirido, do SENAI, um caminhão para o treinamento móvel para mecânicos de automóveis. Esse caminhão possibilita o treinamento de mecânicos em regiões afastadas. O objetivo é combater a crescente extinção das oficinas mecânicas pequenas e muito simples no Brasil. Como os carros contêm cada vez mais componentes eletrônicos, os empregados dessas oficinas muitas vezes não têm o know-how necessário para prestar serviços de manutenção. Em consequência, um número crescente dessas oficinas tem que fechar, e as pessoas perdem o emprego.