Hand in Hand for International Talents

Projeto direcionado aos profissionais brasileiros interessados em viver e trabalhar na Alemanha

Você é um profissional formado e experiente nas áreas de elétrica, eletrônica, hotelaria, gastronomia e TI (Programação e Desenvolvimento de Software) no Brasil, e tem interesse em trabalhar na Alemanha? Então nosso projeto é perfeito para você!

A iniciativa é financiada pelo Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Proteção Climática (BMWK, em sua sigla alemã), sob coordenação da Câmara Alemã de Comércio e Indústria (DIHK). O objetivo principal é desenvolver e testar um processo aplicável e transferível para a intermediação de profissionais brasileiros. Para isto, contamos com uma estreita cooperação com a Agência Federal de Emprego alemã.

Confira abaixo como auxiliaremos você:

- Suporte para identificar uma vaga de acordo com o seu perfil profissional, através da cooperação com a Agência Federal de Emprego alemã;

- Subsídio do curso de alemão até o nível B1;

- Orientação no processo de reconhecimento de sua qualificação por meio do projeto ProRecognition (AHK);

- Ajuda para verificar curso de qualificação profissional necessário para atingir a equivalência total da qualificação profissional (se necessário);

 - Suporte para integração social no país.

Além disso, com nossa rede de cooperação, iremos acompanhar você em todas as etapas do seu percurso até o início do novo emprego na Alemanha, e ainda, você terá uma pessoa de contato durante todo o processo.

Você saberá desde o início qual será seu investimento total, garantindo transparência em relação ao programa.

Processo

Quais são os requisitos detalhados do projeto?

Para participar do projeto, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:

✓ Residência principal no Brasil

✓ Uma formação profissional reconhecida pelo Estado, em nível técnico ou tecnólogo, nas áreas de Elétrica, Eletrônica (industrial), Eletroeletrônica, Eletrotécnica, Tecnologia da Informação (software e programação), Hotelaria e Gastronomia, que foi obtida no Brasil

✓ Pelo menos dois anos de experiência profissional na função a ser desempenhada nos últimos 5 anos

✓ Não possuir dupla nacionalidade de um dos países membros da Uniao Europeia (EU)

✓ Motivação para viver e trabalhar na Alemanha a longo prazo

Preciso já saber falar alemão e inglês para participar?

Não é necessário já saber falar alemão ou inglês para se inscrever no Hand in Hand for International Talents. Os requisitos principais são a formação completa nas áreas contempladas pelo projeto e experiência profissional comprovada na área da formação. Contudo, reforçamos que o domínio do idioma alemão é essencial para se ter uma imigração bem-sucedida e ter conhecimento de inglês é um fator que pode auxiliar cada profissional dependendo de seu ramo de atuação e atividades nas empresas alemãs.

Quanto tempo leva todo o processo desde o início até que eu possa entrar na Alemanha?

O processo leva cerca de um ano até a chegada no país. No entanto, esta é uma estimativa que difere em cada caso individual. Nos casos em que o conhecimento do alemão já está disponível, a duração é reduzida dependendo do nível de conhecimento.

Como são as etapas individuais para os participantes do projeto?

• Fase preparatória no Brasil:

1. Processo de seleção: O processo de seleção é dividido em três fases

A. Você nos envia seus documentos de inscrição (curriculum vitae e certificados) e entraremos em contato com você. Na primeira entrevista com a AHK Brasil, você será informado sobre o projeto e sua elegibilidade geral será verificada.

B. O projeto ProRecognition da AHK Brasil verifica se a sua formação pode ser validada na Alemanha.

C. Se a avaliação do ProRec for positiva, você participará de uma entrevista online com a Agência Federal de Emprego (Alemanha). Se necessário, a conversa pode ser realizada com o auxílio de um intérprete. Aqui sua motivação e expectativas são discutidas e uma decisão final é tomada sobre sua elegibilidade para o projeto. Após esta entrevista, você será informado(a) se enfim será admitido(a) no projeto.

 

2. Evento informativo: Se você for admitido(a) no projeto, você participará de um evento informativo para conhecer mais sobre os próximos passos e também sobre o tema morar e trabalhar na Alemanha. O evento pode ser realizado no local ou através de palestras online.

 

3. Requerimento de validação do diploma: Você nos envia os documentos necessários para o requerimento de validação. Nós lhe forneceremos suporte, através da verificação de documentos, para garantir que sua documentação esteja completa. Nos encarregamos da tradução e do envio da documentação para o escritório responsável na Alemanha (IHK FOSA) e pagamos as taxas necessárias.

Dependendo se o seu diploma receber validação total ou parcial, você poderá iniciar seu trabalho imediatamente após chegar à Alemanha ou frequentar e concluir uma qualificação complementar que forneça o conhecimento teórico e prático que ainda falta.

 

4. Início de um curso de alemão até o nível B1: Dependendo de seus conhecimentos de alemão, você participará de cursos de alemão que sejam apropriados nos níveis A1-B1. Os cursos de alemão são organizados pela AHK Brasil, em cooperação com um provedor de serviços de idiomas. As taxas do curso são custeadas pelo projeto.

 

5. Entrevista com a empresa: Assim que o resultado do processo de validação do diploma estiver disponível, nosso parceiro de projeto irá procurar uma vaga adequada para você na Alemanha, dentro do rol de empresas do projeto. Quando uma empresa potencial for encontrada, será realizada uma entrevista online entre você e a empresa. Lhe fornecemossuporte na preparação da entrevista e colocamos à sua disposição um intérprete (se necessário).

 

6. Assinatura do contrato de trabalho: Se a empresa o contratar e você quiser aceitar a oferta de trabalho, você assinará um contrato de trabalho com a empresa.

 

7. Realização do exame de proficiência de nível B1: Depois de frequentar o curso de alemão até o nível B1, você prestará o exame de proficiência de nível B1. Fornecemos suporte com o registro do exame e pagamos a taxa do exame.

 

8. Solicitação do visto: Se você já tiver um contrato de trabalho e/ou uma confirmação por escrito de contratação e o certificado B1, você pode solicitar um visto de trabalho na Alemanha. Fornecemos suporte na tradução e compilação dos documentos necessários. A taxa do visto é paga por nós.

 

• Na Alemanha

9. Chegada / permissão de residência: Após chegar à Alemanha, iremos te fornecer suporte na procura de alojamento e nos processos burocráticos. Com o seu visto, você vai à autoridade local relevante e solicitará uma permissão de residência.

 

10. Participação no curso de alemão até o nível B2: Você frequentará um curso de alemão de nível B2 relacionado ao trabalho, paralelo ao seu novo emprego. O curso de alemão é organizado pelos parceiros do projeto na Alemanha. A empresa te libera para isso durante o horário de trabalho, mas se houver oferta de curso correspondente, o horário do curso de idiomas também pode ser feito fora do horário de trabalho (à noite ou aos sábados).

 

11. Qualificação complementar: Se a sua formação profissional foi apenas parcialmente validada, você frequentará um curso de qualificação complementar para compensar as principais diferenças com relação à uma profissão alemã de referência. A empresa / o projeto assume os custos da qualificação complementar. Durante a qualificação complementar, você já trabalhará meio período na empresa e receberá um salário como ajudante ou já no cargo pretendido.

 

12. Novo requerimento de validação do diploma: Após concluir com sucesso a qualificação complementar, você fará um novo requerimento de validação (Novo requerimento).

 

13. Alteração da permissão de residência e admissão no trabalho após a qualificação complementar: Sua qualificação profissional agora é equivalente à qualificação alemã de referência. Você começará a trabalhar e solicitará que sua permissão de residência seja alterada para permissão de trabalho.

O que devo saber sobre a etapa do curso de alemão?

  • As aulas são ministradas de forma online e ao vivo, das 18h45 às 22h, de segundas à quintas;
  • Eventualmente serão ministradas aulas aos sábados, no período da tarde, com duração de cerca de 3h/dia;
  • Para aqueles sem qualquer conhecimento do idioma, o curso terá duração de 6 a 7 meses, do nível A1 até o B1;

Outras informações essenciais:

  • Atente-se ao caráter intensivo das aulas! Logo, a dedicação na participação é peça-chave!
  • Além disso, atente-se aos dias e horários das aulas, pois é necessário que você tenha disponibilidade de estar sempre presente. Nosso curso tem baixa tolerância com faltas injustificadas.
  • Durante a participação no HiH, não cobrimos gastos pessoais de participantes, i.e., gastos envolvendo moradia, transporte e alimentação não passam a ser subsidiados pelo HiH;
  • Por conta da pandemia da COVID-19, nossa escola de idioma parceira centralizou a realização da prova de proficiência (realizada ao fim do curso) na unidade de São Paulo, SP. Eventuais gastos com o deslocamento de eventuais participantes para a realização dessa prova não serão subsidiados pelo HiH.

Quanto tempo dura o processo de validação?

O processo de validação normalmente dura 3 meses após a apresentação da documentação completa.

Você receberá uma confirmação de recebimento de seu escritório responsável no mais tardar um mês após ter feito um requerimento de validação. Você pode então ter que enviar outros documentos posteriormente. O escritório responsável informará sobre a falta de documentos, o que deve ser uma exceção com o apoio do projeto.

Depois de ter enviado todos os documentos necessários ao órgão responsável, você receberá, no mais tardar após 3 meses, a notificação de validação com o resultado.

Quanto tempo dura o processo de visto?

O processo de visto dura cerca de 4 a 6 semanas. Fornecemos suporte durante esse processo. Um acordo separado com a missão diplomática alemã no Brasil para o projeto está sendo analisado.

Estou cursando uma segunda graduação. Posso me inscrever?

É muito comum, no Brasil, que profissionais complementem seus estudos com uma segunda graduação, seja de nível tecnológico ou bacharelado. Se esse for o seu caso, pedimos para que se atente à previsão de término de sua segunda formação, para que seus estudos não entrem em conflito com sua participação no HiH, nem que sejam eventualmente interrompidos, no caso de surgir uma vaga de emprego na Alemanha.

Existem dificuldades para entrar na Alemanha devido aos efeitos da pandemia de Covid-19? O que devo considerar?

A situação da pandemia de Covid 19 está mudando constantemente e haverá mais mudanças no próximo ano. Portanto, ainda é muito cedo para avaliar a situação neste momento. Vamos mantê-lo atualizado sobre tal fato. Informações atuais sobre restrições de entrada e regulamentos de quarentena na Alemanha podem ser encontradas aqui:

IMPORTANTE: As restrições de entrada na Alemanha continuam vigentes! - Ministério Federal das Relações Externas (diplo.de)

Receberei suporte organizacional na Alemanha? Serei acompanhado em bancos ou autoridades?

Fornecemos suporte em questões como a procura por uma moradia, o reagrupamento familiar e a integração na empresa e na sociedade. Dependendo da região de destino na Alemanha, você será acompanhado por um(a) funcionário(a) do projeto ou por projetos locais de integração.

Quando eu acabar de chegar na Alemanha, terei uma acomodação disponível?

Não fornecemos acomodação no projeto, mas iremos te fornecer suporte na procura por uma moradia. Além disso, as empresas do projeto são incentivadas a se unir regionalmente para oferecer acomodações temporárias de forma voluntária.

Conheça também o ProRecognition Brasil

Você já possui proficiência de pelo menos nível A2 em alemão, não se encaixa nas áreas abrangidas pelo Hand in Hand for International Talents e tem a intenção de trabalhar na Alemanha? Com o ProRecognition Brasil. Você recebe orientação e acompanhamento gratuito sobre o processo de validação do seu diploma na Alemanha, a fim de poder trabalhar na Alemanha!

Custos

Quais custos são arcados pelo projeto?

O projeto cobre os custos dos seguintes serviços:

• Qualificação de idioma (A1 até B1)

• Certificados de idioma necessários

• Processo de validação

• Visto e permissão de residência

• Traduções necessárias

Quais são os custos que eu devo arcar por conta própria? Quais quantias podem ser esperadas de serem pagas (EUR / BRL)?

Os profissionais qualificados participantes devem arcar, por conta própria, com os seguintes custos:

• Custo de vida durante o curso de alemão no Brasil

• Custos com passagens de avião

• Seguro-saúde de viagem para a solicitação de visto

• Solicitação de permissão de residência na Alemanha: 100 EUROS

• Eventual alteração da permissão de residência após qualificação complementar: cerca de 90 EUROS

Há alguma taxa de participação?

Não. O projeto segue os princípios da migração justa. Isso significa que você não precisa pagar nenhuma taxa para participar do projeto, pela intermediação de uma ocupação ou pelos serviços de suporte. O projeto é realizado pelo governo federal alemão e é financiado por recursos públicos e pelas empresas participantes.

Qual é o custo de vida na Alemanha?

O custo de vida na Alemanha depende do seu estilo de vida e de onde você mora. A maior parte das despesas mensais são contabilizadas pelo aluguel. Por exemplo, se você mora em um apartamento compartilhado, o aluguel é mais barato do que em um apartamento individual. O aluguel no centro da cidade é consideravelmente mais alto do que na área da periferia. Outros custos na Alemanha são relativamente baratos, principalmente quanto aos preços dos alimentos.

O custo de vida médio para uma pessoa solteira é de aproximadamente 1096 euros por mês.

Custos mensais (estimativa)

Aluguel (incluso custos adicionais) - 595 Euros

Alimentação - 154 Euros

Vestimenta 48 Euros

Despesas de viagem (carro / transporte público) - 116 Euros

Saúde - 62 Euros

Tarifas de telefone / internet / rádio, TV, postagem - 32 Euros

Materiais de trabalho / materiais de aprendizagem (livros, etc.) - 24 Euros

Lazer, cultura e esporte  - 65 Euros

Total 1096 Euros

Trabalho

Qual é a duração máxima da permissão de residência e do trabalho que é permitido na Alemanha para os participantes do projeto?

A permissão de residência é geralmente concedida por um período inicial de 4 anos. No final deste período, se todos os requisitos forem cumpridos, você pode solicitar uma permissão de residência permanente (direito de residência ilimitado). Se os requisitos não forem atendidos, uma prorrogação limitada será solicitada.

Quanto tempo dura o período de experiência?

Um período de experiência é acordado entre a empresa e o empregado no início da relação de trabalho. Pode durar no máximo seis meses. Um período de experiência de seis meses é bastante comum.

Qual é o prazo de rescisão?

O prazo de rescisão durante o período de experiência é de duas semanas, e após o fim do período de experiência entre um e três meses.

O que acontece se eu não for aprovado no período de experiência?

Se você for desligado nos primeiros três meses, o projeto tentará encontrar uma nova empresa para você - desde que não haja motivos sérios para o desligamento. Se você for desligado mais tarde, isso não será possível. Depois disso, o profissional qualificado não fica mais sob a responsabilidade do projeto. No caso de uma rescisão após o terceiro mês de contratação, o retorno ao projeto não é possível.

O visto está ligado ao trabalho e a rescisão deve ser comunicada imediatamente à autoridade de imigração responsável e à Agência Federal de Emprego. No geral, o profissional qualificado tem o direito de permanecer por 3 meses na Alemanha para procurar trabalho. Se a procura por emprego continuar sem sucesso para além deste período, o profissional qualificado é obrigado a deixar a Alemanha.

O que acontece se eu mesmo me demitir?

Em caso de uma rescisão que foi feita por você mesmo, as mesmas condições se aplicam como no caso de uma rescisão conduzida pela empresa.

Qual é o salário inicial médio no meu trabalho na Alemanha? Bruto e líquido?

Seu salário inicial depende do cargo, da região e de suas qualificações. Você deve acordar o salário inicial exato com o seu empregador.

Exemplos da margem do salário mensal bruto de algumas profissões na Alemanha:

Profissão 0,25-Quartil Média 0,75-Quartil
Especialista em TI - Desenvolvimento de aplicativos 3.072 € 4.042 € 5.480 €
Especialista em TI - Integração de sistemas 3.254 € 4.236 € 5.686 €
Matemático-técnico / Desenvolvedor de software 3.072 € 4.042 € 5.480 €
Eletricista industrial - Dispositivos e sistemas 2.755 € 3.442 € 4.292 €
Técnico em eletrônica - Dispositivos e sistemas 2.755 € 3.442 € 4.292 €
Técnico em eletrônica - Sistemas prediais e de infraestrutura 2.591 € 3.143 € 3.908 €

O valor das deduções depende do valor do rendimento e da classe de imposto. Com calculadoras online, você pode calcular quanto de salário líquido do salário bruto resta após a dedução de impostos e contribuições para a previdência social. Obtenha mais informações com a pessoa de contato no projeto.

A Agência Federal de Emprego verifica as condições de cada oferta de emprego e, assim, garante que o salário, mas também a carga horária e o número de dias de férias estão em conformidade com os requisitos legais na Alemanha.

Quantos dias de férias eu tenho por ano?

A Lei de Licença Federal prevê um direito de férias anuais de pelo menos 24 dias para uma semana de seis dias. Caso você trabalhe apenas cinco dias por semana, você tem direito a, pelo menos, 20 dias de férias (dias úteis) por ano. 30 dias de férias por ano não é incomum.

Qual é o número usual de horas por semana?

Normalmente, na Alemanha, trabalha-se entre 38 e 42 horas por semana em tempo integral, dependendo do empregador e da região. As horas extras são acumuladas e, dependendo da empresa, são pagas ou podem ser compensadas posteriormente.

Plano de longo prazo

Posso levar minha família (marido / esposa e filhos) comigo? Existe a possibilidade de reagrupamento familiar?

Não há possibilidade especial de reagrupamento familiar no projeto, e aplicam-se os regulamentos gerais. Se as condições estiverem cumpridas, você pode trazer sua família para a Alemanha. Você pode obter mais informações sobre reagrupamento familiar no seguinte site do Ministério das Relações Exteriores:

https://www.auswaertiges-amt.de/de/fachkraefteeinwanderung-fragen/2268620?openAccordionId=item2269018-9-panel

Qual é a possibilidade de um estabelecimento permanente na Alemanha? Depois de quantos anos posso requerer a estadia?

Para a concessão de uma estadia, você deve atender aos seguintes requisitos:

• Você possui, há 4 anos, uma permissão de residência de acordo com os §§ 18a, 18b ou 18d AufenthG.

• Seu sustento é garantido sem a ajuda de recursos públicos.

• Você pagou contribuições obrigatórias ou voluntárias para o seguro de pensão legal por pelo menos 48 meses.

• Você tem um trabalho para o qual sua qualificação o qualifica ou que é adequado à sua qualificação.

• Você tem conhecimento suficiente da língua alemã (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (GER), bem como conhecimentos básicos da ordem jurídica e social e das condições de vida na Alemanha. Normalmente, isso pode ser comprovado pelo teste: Leben in Deutschland.

• Você tem uma moradia suficiente para você e seus familiares.

Como é a opção de naturalização? Depois de quantos anos posso solicitar a naturalização?

Você tem direito à naturalização, se viver legalmente na Alemanha há pelo menos 8 anos e atender a outros requisitos. Em certas circunstâncias, a naturalização é possível antes desse período. Você pode obter mais informações na página: Make-it-in-Germany. https://www.make-it-in-germany.com/de/visum/dauerhaft-indeutschland/einbuergerung/voraussetzungen/

Há um programa de integração para repatriados e desistentes?

A reintegração de repatriados não faz parte da missão do projeto, mas existem outros projetos com este foco, os quais podem ser propostos. Os participantes que desistirem da operação durante os primeiros 3 meses podem ser recrutados posteriormente através do projeto.