Mineração

Somos o primeiro ponto de contato para solicitações e intermediação de conexões político-econômicas no setor de mineração e recursos minerais brasileiro.

Como país industrializado e de alta tecnologia, a Alemanha depende em alto grau da importação de matérias-primas energéticas e minerais. Um suprimento de matérias-primas garantido a longo prazo e suficiente para atender as necessidades é de suma importância para o desenvolvimento da economia alemã. Neste sentido, o governo federal alemão aprovou, no ano de 2010, sua estratégia para a área com o objetivo de mostrar uma política e um suprimento de matérias-primas que sejam sustentáveis e competitivos em nível internacional.

Depois de elaborarmos um estudo abrangente sobre o setor de Mineração e de Recursos Minerais em 2014, recebemos a autorização do Ministério da Economia e Energia da Alemanha (BMWi) para montar o “Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais” no Brasil. Ele foi oficialmente inaugurado em 19 de setembro de 2015 pelo então Vice-Ministro do BMWi, Matthias Machnig.

Nossos serviços

Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais

Desde a realização da 1ª Conferência, em 2016, o evento virou referência de mercado, destacando-se por ser o único evento deste tipo entre os dois países.

Participam destas conferências: mineradoras, representantes de autoridades governamentais, empresas de vários setores da indústria de transformação, universidades, bancos, associações, consultorias e empresas de EPC.

Acesse nossa aba de eventos para conferir a data da próxima Conferência!

Delegações Temáticas para a Alemanha

Organizamos delegações voltadas para temáticas específicas como, por exemplo, a recuperação ambiental. Instituições governamentais e empresas brasileiras interessadas em uma aproximação com empresas e instituições públicas alemãs são convidadas a conhecer as atividades de mineradoras alemãs, os esforços de recuperação ambiental ou o chão de fábrica de produtores de maquinário.

Também organizamos viagens “sob medida” para empresas brasileiras interessadas.

 

 

Grupo de Intercâmbio de Experiências

O Grupo de Intercâmbio de Experiências de Mineração, por meio de suas reuniões que ocorrem a cada quatro meses, representa uma plataforma informal para a troca de informações sobre a situação econômica do setor e para a apresentação de novas soluções técnicas, com foco na Mineração 4.0 e em assuntos socioambientais. A Câmara conta com mais de 70 empresas que fornecem serviços e tecnologias voltadas para a mineração, sejam elas produtoras de máquinas, empresas de engenharia, consultorias ou escritórios de advocacia.

Acesse nossa aba de eventos para conferir a data do próximo encontro!

 

 

German Tech Days

Organizamos este tipo de evento em estreita cooperação com as mineradoras que estão interessadas na troca de experiências com fornecedores de tecnologia alemã. Os eventos acontecem na mineradora e com empresas previamente avaliadas e selecionadas pelo anfitrião e pelo Centro de Competência.

Intermediação de parceiros de negócios e procura de fornecedores

Procura de parceiros para o desenvolvimento de projetos de mineração, comercialização de minérios, busca de fornecedores para soluções tecnológicas nas áreas de mineração, beneficiamento e metalurgia.

 

 

Workshops em todo o Brasil

Realizamos workshops em regiões do País que não recebem eventos voltados para a área técnica, mas que representam núcleos de crescimento futuro.