Inovação aberta

A necessidade cada vez mais latente de soluções customizadas e adaptadas aos objetivos, momento e ativos das empresas, nos estimulou a adaptar nossas soluções de inovação aberta que já estão em andamento há 8 anos.

Em 2016 iniciamos nossa atuação junto a startups e, desde então, muita coisa mudou. Os programas de aceleração já não são mais uma novidade para as startups e as empresas já não buscam resultados de marketing, mas sim projetos concretos com um potencial real de retorno.

Para prover uma solução adequada às particularidades de cada empresa, é necessário adequar as ferramentas ao momento e seus objetivos. Desta forma, passamos a oferecer uma solução modular com trilhas personalizadas para promoção da inovação aberta individualmente para cada negócio.

Por meio do trabalho junto às empresas associadas e startups do Brasil e da Alemanha ao longo dos últimos anos, desde 2019 somos reconhecidos entre os Top 10 Ecossistemas de Startups do Brasil segundo o ranking promovido pela 100 Open Startups.

Corporate Venture Capital

O Corporate Venture Capital (CVC) é uma ferramenta de inovação aberta que a cada dia vem sendo mais utilizada pelas empresas para alavancarem seus negócios, buscando a convergência entre estratégias e retorno financeiro.

O CVC já é uma realidade para empresas com o perfil mais inovador e que se preocupam com a sustentabilidade do negócio. Além disso, a ferramenta pode e deve ser utilizada para complementar outras atividades, como programas de aceleração e relacionamento com startups.

Para nós, incorporar o tema em nosso portfólio é indispensável, já que atuamos em inovação aberta há quase 10 anos. Nosso objetivo é promover e facilitar o CVC como ferramenta estratégica complementar às ferramentas de inovação aberta já utilizadas pelas empresas associadas. 

Inovação Aberta em Hidrogênio Verde

Desde 2021 temos atuado com inovação aberta voltada a alavancar soluções para cadeia de hidrogênio verde.

Nosso primeiro projeto foi a realização de um mapeamento de startups, institutos de pesquisa, patentes e artigos científicos ligados à cadeia de hidrogênio verde (produção, logística e aplicação). Identificamos que a maioria dos esforços até o momento estão dedicados a produção, havendo certa escassez de ações voltadas a logística e aplicação.

A partir daí, já conhecendo o ecossistema local, lançamos junto ao GIZ o programa iH2 Brasil* (programa de inovação em hidrogênio verde). Sendo desde então os primeiros no Brasil a oferecer um programa de aceleração de startups dedicado exclusivamente ao hidrogênio verde. Ao todo serão aceleradas 24 startups.

Desta forma, considerando a expertise adquirida e afim de promover o desenvolvimento do ecossistema local, estamos agora nos colocando à disposição para empresas interessadas em implementar programas de inovação aberta focados em hidrogênio verde personalizados para sua realidade.

Ferramentas disponíveis para promover a inovação aberta em hidrogênio verde:

  • Mapeamento de startups e institutos de pesquisa do Brasil e da Alemanha;
  • Matchmaking startups e institutos de pesquisa do Brasil e da Alemanha;
  • Aceleração de startups;
  • Aceleração de projetos junto a startups e institutos de pesquisa;
  • Apoio para acesso e concepção de projetos via incentivos à inovação e sustentabilidade.

Por que promover a inovação aberta em hidrogênio verde?

  • O hidrogênio verde é visto como um dos principais vetores globais para descarbonização, mas ainda não existe uma cadeia de valor que sustente a evolução do mercado. 
  • Brasil é tido como uma das principais potências globais para o hidrogênio verde, porém a maioria das iniciativas, em especial de PD&I, estão concentradas na produção. 
  • Por mais que a utilização do hidrogênio como fonte de energia não seja algo novo, ainda existe uma grande margem para inovar em todos os elos da cadeia, principalmente em logística e aplicação.
  • Startups e Institutos de Pesquisa representam uma grande oportunidade para alavancar inovações e o desenvolvimento de novos mercados, e a conexão entre eles e grandes empresas, representa uma grande oportunidade para ambos os lados.

 

*O programa foi criado para apoiar e alavancar ideias inovadoras de startups, entusiastas e instituições sem fins lucrativos para o desenvolvimento de hidrogênio verde no Brasil, foi criada a iniciativa iH2Brasil, visando fortalecer o ecossistema brasileiro de hidrogênio verde. 

O iH2Brasil é realizado pela Aliança Brasil-Alemanha para o Hidrogênio Verde (Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro), por iniciativa do projeto H2Brasil, que integra a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e é implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (GIZ Brasil) e pelo Ministério de Minas e Energia e financiado pelo Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha (Federal Ministry for Economic Cooperation and Development (BMZ).

Saiba mais: https://www.h2verdebrasil.com.br/programa-de-inovacao-em-hidrogenio-verde/   

Clique aqui para saber mais